Home Curiosidades
Curiosidades
Sonhos PDF Imprimir E-mail


SONHOS PARA O ANO NOVO


É tradição na Alemanha e na Áustria de incluir nas comemorações de ano novo o famoso sonho.

Sonho é uma massa de fermento adocicada bem leve, que leva leite, ovos, manteiga. Por ser seu teor de ovos alto, ao fritar em imersão de óleo, a massa não absorve tanta gordura. Este é o segredo do sonho “sequinho” e leve.

Sua característica principal é a faixa branca que fica na metade do sonho. Depois de frito, é recheada com geleia, principalmente, a geleia de damasco, que pela sua acidez confere um sabor maravilhoso. Depois a parte superior é polvilhada com açúcar de confeiteiro e está pronta para ser servido.

É comum na Europa, que para começar o ano com o espírito festivo e bem humorado, um dos sonhos servido é recheado com mostarda. Fica ai a brincadeira de quem vai morder justamente este. A brincadeira lembra muito o jogo do “mico preto”, antigo jogo de cartas infantis no qual o perdedor é quem termina com a carta do macaquinho. Assim aquele que morder o sonho estranho, paga o “mico” passando a ter que fazer alguma tarefa para compensar a distração.

E então se animou para pregar uma peça no ano novo?
FELIZ ANO NOVO!!!

 
Spekulatius PDF Imprimir E-mail


Os Spekulatius são biscoitos originários da Bélgica e da Holanda, mas também da região norte do Rio Reno. Os países baixos, ainda hoje levam o título de maiores confeitarias de Spekulatius. Biscoitos holandeses e belgas têm um sabor de caramelo característico, que é conseguido através da adição de açúcar com teor de melaço.

Podemos encontrar os Spekulatius de três formas: com especiarias, com amêndoas e amanteigados. O mais comum e conhecido é o Spekulatius obtido pelas especiarias de cardamomo, cravo e canela.

Leia mais...
 
Stollen PDF Imprimir E-mail

O Stollen é considerado a principal iguaria servida no natal e não pode faltar na mesa austríaca e de outras culturas de língua alemã. Possui história própria e significado cristão.

Stollen é uma espécie de pão fermentado que recebe no seu preparo leite, açúcar, manteiga, farinha de trigo, raspas de limão e vanilla.
Adicionado à massa ainda vão: casca de laranja cristalizada (orangete) e cascas de frutas cítricas (zitronat), passas brancas e escuras, nozes, amêndoas, avelãs, castanhas e marzipan (opcional).

O Stollen tem um teor baixo em açúcar, e acabado de assar, saindo do forno, é besuntado com manteiga e açúcar de confeiteiro, dando o toque final.

Leia mais...
 
ORIGEM DA SACHERTORTE PDF Imprimir E-mail


A torta Sacher foi batizada em homenagem ao criador da receita, o hoteleiro Franz Sacher.Este porém , não começou a sua carreira como hoteleiro e sim, como ajudante de cozinha.Contando na época com 16 anos, trabalhava na cozinha do Princípe Metternich.

Certo dia no ano de 1832, Metternich aguardava importantes convidados. Tarde muito tarde, chegou-se aos seus ouvidos que o chef patissier estava ausente por motivo de doença.

Leia mais...
 
História da profissão de confeiteiro PDF Imprimir E-mail

A atual atividade na confeitaria é medida por várias funções, como por exemplo o de padeiro, sorveteiro, chocolateiro, boleiro etc. Porém possui um longo percurso até chegar o que é hoje denominado de confeiteiro.


Desenvolvimento da atividade

A atividade de confeiteiro teve a sua origem na panificação, como conseqüência do aprimoramento no período da idade média de suas técnicas de manipulação, assim como o refinamento de receitas com a adição de ingredientes como o mel, frutas secas e condimentos; antes raros ou totalmente escassos na cozinha.


Estes especialistas eram denominados como padeiros do mel. Em 1643 eles fundaram em Nüremberg, Alemanha, a fabricação do pão de mel. Além da produção de pães de mel, eles paralelamente trabalhavam com a cera, obtida da retirada dos favos de mel.

Com isso criou-se a produção de velas, quadros, e imagens de santos. Estes eram obtidos com moldes de madeira que eram esculpidos e transformados em magníficas formas que recebiam a cera derretida e depois de endurecidos eram retirados e dados os devidos acabamentos artesanais.

Estes artesanatos eram distribuidos para igrejas e residências para enfeitar altares e paredes.

Leia mais...
 
ST.NIKOLAUS PDF Imprimir E-mail


Quem foi Nikolaus?

Há muito e muito tempo atrás, vivia um jovem de nome Nikolaus.

Perdeu muito cedo pai e mãe, e de herança eles deixaram enorme fortuna em ouro, prata, pedras preciosas, terras e palácios. Também recebeu, cavalos, carneiros e outros animais. Mas mesmo com tantos bens, ele continuava triste e nada conseguia fazê-lo feliz.
Todos os seus serviçais procuravam alguma forma de trazer a sua alegria de volta, porém Nikolaus não queria saber de nada disso.

Leia mais...
 
CROISSANT PDF Imprimir E-mail



Os franceses podem ter refinado a sua receita, mas certamente não inventaram o croissant.

A iguaria amanteigada, crocante, em formato de lua nova, foi por muito tempo uma especialidade

vienense; muito anos antes mesmo da princesa austríaca Marie-Antoinette levar consigo e introduzir na sua nova pátria.

Na França, rapidamente se tornou popular e foi por essas terras que tomou o nome por que hoje é conhecido em todo o mundo.

Leia mais...
 
STRUDEL PDF Imprimir E-mail


O strudel é um tipo de doce em camadas e enrolado com recheio em seu interior. Se tornou conhecido e ganhou popularidade no século 18 durante o Império Habsburgo.
Leia mais...
 


Pesquisa

Qual é seu doce favorito?